Make your own free website on Tripod.com

A COR E A MÚSICA PARA AS QUATRO SAGRADAS ESTAÇÕES

 

 

 

1 - O SOLSTÍCIO DE INVERNO

%

O PODER CURATIVO DA "AVE MARIA" DE SCHUBERT

 

 

A MÚSICA É A LINGUAGEM DO MUNDO CELESTIAL.

O QUE A FORMA ESTÁ PARA O MUNDO FÍSICO , A COR ESTÁ PARA O ASTRAL E O TOM PARA O PLANO MAIS ELEVADO DA CONCIÊNCIA NO MUNDO DO PENSAMENTO.

A MÚSICA POSSUI O PODER DE APROXIMAR-SE MAIS PROFUNDAMENTE DO ESPÍRITO HUMANO DO QUE QUALQUER OUTRA ARTE E ATRAIR SUA ATENÇÃO ÀS RECORDAÇÕES DE ESFERAS ELEVADAS , O QUAL CONSTITUI-SE NO SEU VERDADEIRO LAR.

"CREIO QUE NUNCA ESTOU ALEGRE QUANDO OUÇO UMA DOCE MÚSICA " , DISSE JESSICA EM SUA CENA DE AMOR , NA QUAL LORENZO , SEU AMADO RESPONDE : "A RAZÃO É QUE TEUS ESPÍRITOS SÃO GALANTES".

NESTAS SIMPLES LINHAS , SHAKESPEARE DESTACA ALGO ESPIRITUAL SUBJACENTE ; UMA EXPERIÊNCIA COMUM A TODOS.

UM TRAÇO DE TRISTEZA VEM A UMA PESSOA POIS REFLETE NOSSO ESTADO DE EXÍLIO ; NOSSO VERDADEIRO LAR É NOS PLANOS CELESTIAIS !

CERTOS COMPOSITORES - VEZ POR OUTRA , TÊM SIDO ARREBATADOS NUM ESPÍRITO DE EXALTAÇÃO PARA COMUNICAR-SE COM OS REINOS MAIS ELEVADOS E OUVIR O QUE DENOMINA-SE "MÚSICA IMORTAL" , QUE DURARÁ TANTO QUANTO DURE O PLANETA TERRA.

MUITAS DAS CHAMADAS MUSICAS NATALINAS PERTENCEM A ESTA CATEGORIA E

VÁRIOS "VILLANCICOS" NATALINOS SÃO TRANSCRIÇÕES DIRETAS DE CANTOS ANGÉLICOS E AINDA QUE TRANSCRITOS DURANTE O PERÍODO MEDIEVAL OU DOS PRIMEIROS CRISTÃOS , SUA BELEZA E INSPIRAÇÃO PERMANECEM POR SÉCULOS.

A MÚSICA ANGÉLICA POSSUI PODER DINÂMICO CURATIVO , COMO EXEMPLO PODEMOS CITAR "AVE MARIA " DE SCHUBERT ( 1797 – 1828 ). ISTO EVIDENCIOU-SE NUM FATO QUE OCORREU DURANTE A II GUERRA MUNDIAL ( 1.939-1.945 ) .

UM JOVEM SOLDADO FOI FERIDO NUM CAMPO DE BATALHA NA SICILIA ( ITÁLIA ) SENDO SEU ESTADO MUITO CRÍTICO. NO MOMENTO DE CHEGAR A UM HOSPITAL NA INGLATERRA SUA MENTE ESTAVA TOTALMENTE NUBLADA - E AINDA MUITO DUVIDOSOS - MÉDICOS E PSIQUIATRAS ESTIVERAM DE ACORDO QUE PODERIAM AUXILIA-LO caso FOSSE POSSIVEL QUE CHORASSE .

MAS TODOS OS ESFORÇOS FORAM INÚTEIS.

MAIS TARDE , NUM HOSPITAL NORTE-AMERICANO , O RESULTADO FOI CONSEGUIDO POR MEIOS INESPERADOS . O PACIENTE FOI TRANSLADADO A UMA SALA DE PROJEÇÃO , AONDE FOI SUBMETIDO A INFLUÊNCIA DE MÚSICA QUE PRODUZIA UMA COMBINAÇÃO DE VIBRAÇÕES DE TOM E COR E A MEDIDA QUE A FITA AVANÇAVA , SEU ENCANTO MÁGICO RESULTOU QUE A TENSÃO DE SEUS MÚSCULOS FORAM RELAXANDO-SE GRADUALMENTE.

ENTÃO ALGO MILAGROSO ACONTECEU.

A COMBINAÇÃO DO TOM/COR DA "AVE MARIA" DE SCHUBERT INUNDOU A SALA E O JOVEM COMEÇOU A CHORAR E SUAS LAGRIMAS ROLARAM POR VINTE MINUTOS SEM CESSAR. APÓS REGRESSAR A SEU QUARTO , DORMIU CALMAMENTE POR NOVE HORAS SEM AJUDA DE CALMANTES.

DESPERTOU APÓS isso E DISSE MUITO CALMAMENTE :

" ACABO DE DESPERTAR ". isto DE UMA FORMA MUITO LÚCIDA , O QUE NÃO OCORRIA DESDE O ACIDENTE NO CAMPO DE BATALHA.

A "AVE MARIA" DE SCHUBERT CONSTITUI-SE NUMA TRANSCRIÇÃO DA ALMA MÚSICAL DA "SAGRADA VIRGEM ". ESTA OBRA VIBRA NUMA NOTA CHAVE CUJO MINISTÉRIO - COM RESPEITO AO HOMEM - RELACIONA-SE com CURA E REGENERAÇÃO.

NESTA MARAVILHOSA MÚSICA AFLORAM PODERES DE AMOR E NINGUEM PODE OUVI-LAS SEM DEIXAR-SE ENVOLVER PELA SUA HARMONIA ESPIRITUAL. SE ALGUEM ESTA CONCIENTE DE SEU PODER CURATIVO – E SABE O QUE ISTO REPRESENTA – IRÁ BENEFICIAR-SE DE SUAS PROpRIEDADES DIVINAS E CURATIVAS.

 

"LOHENGRIN" DE WAGNER

 

FREQUENTEMENTE , O SOLSTÍCIO DE INVERNO TEM SIDO CONSIDERADO COMO

UMA "PREPARAÇÃO PARA A VINDA DA GRANDE LUZ " (HEMISFÉRIO NORTE).

DESDE TEMPOS ANTIGOS ESTA ESTAÇÃO TEM SIDO CELEBRADA POR MEIO DE UM RITUAL CHAMADO "VIGÍLIA DA LUZ" , NA QUAL MULTIDÕES REUNEM-SE NUM SENTIDO DEVOCIONAL.

OS PRIMEIROS RITUAIS TIVERAM LUGAR EM CAVERNAS , MAIS TARDE ESTES DERAM LUGAR A TEMPLOS , MAS SEMPRE HAVIA LUZ E UMA VIGÍLIA DE ADORAÇÃO A MEIA-NOITE.

NO ALVORECER DA CIVILIZAÇÃO , OS SUMOS-SACERDOTES JÁ REUNIAM SEUS DISCÍPULOS E SECRETAMENTE LHES ENSINAVAM A VINDA DA LUMINOSIDADE , AQUELE QUE HAVERIA DE SER A LUZ DO MUNDO.

SÉCULOS APÓS SÉCULOS CADA CREDO RELIGIOSO TEM FEITO PREPARATIVOS PARA ESTA CHEGADA , CONECTANDO-A COM O SOLSTÍCIO DE INVERNO. COM O ADVENTO DE CRISTO , ESTE RITUAL PASSOU A CHAMAR-SE "NATAL" , OU NATIVIDADE , E SUA VINDA FOI O MAIS TRANSCENDENTAL DE TODOS OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NO MUNDO. ESTA IMPORTÂNCIA INCLUSIVE SERVE PARA DIVIDIR PERÍODOS ( AC E DC - ANTES DE CRISTO E DEPOIS DE CRISTO ) .

DURANTE A NOITE DO PRIMEIRO NATAL O RAIO CRÍSTICO ESTAVA ENFOCADO SOBRE A TERRA ATÉ QUE A TOTALIDADE DO PLANETA TORNOU-SE LUMINOSO , ENQUANTO HOSTES DE SERES ESPIRITUAIS ATRAVESSAVAM VOANDO DOS REINOS CELESTIAIS , APREGOAvam A VINDA DO REDENTOR DO MUNDO.

NESTA NOITE SANTA , O RADIANTE ANJO GABRIEL ASSUME A TUTELA DE NOSSA ESFERA TERRESTRE E DE TODAS AS SUAS ATIVIDADES PELO TRIMESTRE INVERNAL DO ANO. GABRIEL É O ANJO PROTETOR DAS MÃES E CRIANÇAS. ESTE TAMBEM É O TEMPO EM QUE A VIRGEM MARIA ABENÇOA A TODAS MAMÃES DO MUNDO E ESPECIALMENTE OS ESPÍRITOS QUE RENASCERÃO NO ANO QUE IRÁ INICIAR-SE.

TAMBÉM DURANTE A NOITE SANTA AS PORTAS DE ENTRADA AOS TEMPLOS DE MISTÉRIOS ESTÃO ABERTAS A TODOS AQUELES QUE SÃO DIGNOS DE ENTRAR.

O TEMPLO CRISTÃO DE MISTÉRIOS ACHA-SE LOCALIZADO NO ÉTER SOBRE A TERRA SANTA. AQUI É ONDE MARIA , JOSÉ E OS PRIMEIROS DISCÍPULOS AINDA REUNEM-SE PARA DERRAMAR SUAS BENÇÃOS SOBRE A HUMANIDADE. CADA ORGANIZAÇÃO ECLESIASTICA , GRUPO OU INDIVÍDUO QUE PASSA ESTE PERÍODO EM ORAÇÕES DEVOTAS , RECEBEM UMA BENÇÃO ATRAVÉS DAS DIVINAS ENERGIAS QUE FLUEM NA TERRA DESDE ESTE TEMPLO DE MISTÉRIOS NO PLANO SUPERIOR.

É ENTÃO PERMITIDO A UM DEVOTO ASPIRANTE , ESTAR NA PRESENÇA DE CRISTO , O SENHOR DO AMOR.

ACOLHIDO COM FRATERNIDADE , MOMENTANEAMENTE ELE UNE-SE COM A LUZ DO MUNDO. DEPOIS DESTA SUBLIME EXPERIÊNCIA , O ASPIRANTE PASSA POR UMA ALQUIMIA ESPIRITUAL: SUA PERSONALIDADE FOI CONQUISTADA E SOBRE SEU CORAÇÃO ESTÁ IMPRESSO A VIBRAÇÃO DO CRISTO.

APÓS ISTO , SEMPRE DARÁ DE COMER AOS FAMINTOS , DE BEBER AOS SEDENTOS E AGASALHO AOS QUE SENTEM FRIO. SUA ÚNICA META NA VIDA CONSTITUI-SE EM SERVIR AMOROSA E DESINTERESSADAMENTE AO SEU SEMELHANTE , ESQUECENDO-SE DE SI MESMO E APRENDENDO QUE TODA A VIDA É SAGRADA; QUE FERIR A UM SIGNIFICA FERIR A TODOS E SERVIR A UM É SERVIR A TODOS.

O ASPIRANTE MODIFICOU SEU ENFOQUE DE VIDA ; DO LIMITADO AO INFINITO , DO TEMPORAL PARA O ETERNO E COMPREENDE SUA IMORTALIDADE ATRAVÉS DOS EONS DE TEMPOS.

A LENDA DE LOHENGRIN TIPIFICA ESTES SERES COMPASSIVOS QUE – HAVENDO RENASCIDOS – DEDICAM-SE POR COMPLETO AO SERVIÇO AOS DEMAIS. ESTAS ALMAS EMANCIPADAS FREQUENTEMENTE RENUNCIAM A UMA MERECIDA VIDA CELESTIAL PARA QUE POSSAM AUXILIAR AQUELES QUE ESTÃO NA AGONIA DE UMA PURIFICAÇÃO NA TERRA.

TAL É O CASO DE ELSA NO RELATO DE LOHENGRIN. ELA ALCANÇOU UM ELEVADO ESTADO DE CONCIÊNCIA , HAVENDO DESENVOLVIDO O PODER DE AJUDA CONCIENTE INVISÍVEL. ELSA DESENVOLVEU A FACULDADE DE RECORDAR-SE DA AJUDA QUE PRESTA À NOITE , QUANDO SEU CORPO FÍSICO ESTA EM REPOUSO E SEU ESPÍRITO PRESTA AUXÍLIO AOS NESCESSITADOS. DURANTE SUAS HORAS DE SONO ELA É INSTRUIDA PELO SEU MESTRE , O CASTO E FORMOSO LOHENGRIN , TAMBÉM CONHECIDO COMO CAVALEIRO BRANCO. A ENTRADA DE ELSA NO TEMPLO ACOMPANHADA POR ESTE CAVALEIRO SIMBOLIZA O PASSO DE UM ASPIRANTE ILUMINADO AO VESTÍBULO DOS MISTÉRIOS PARA ENCONTRAR-SE COM CRISTO. COM A AJUDA DE LOHENGRIN ELSA PODE ENTRA NO TEMPLO , MAS ELA VACILA ANTE A SUTIL PROVA DE QUE ELA SEJA realmente DIGNA DE CONHECER SEU NOME.

HÁ MUITOS QUE TEM CHEGADO A TÃO ELEVADO ESTÁGIO E NÃO CONSEGUEM IR MAIS ADIANTE . E MUITOS TAMBÉM TEM SIDO MESTRES DE INICIADOS QUE DESCEM À TERRA SOMENTE PARA SEREM REPUDIADOS E ENGANADOS , COMO EXPRESSA-SE TÃO BEM o POETA : "PARA SÓCRATES A CICUTA , PARA CRISTO O GETSEMANI" . E TAMBÉM NO NOVO TESTAMENTO lemos : " ELE VEIO PARA OS SEUS , E OS SEUS NÃO O RECEBERAM "

A TRAGÉDIA DESTE ACONTECIMENTO , TODA A SUA TRISTEZA E SUAS ANSIEDADES ESTÃO EXPRESSAS NA INEFÁVEL MÚSICA WAGNERIANA DA CANÇÃO DO CISNE DE LOHENGRIN. SEM DÚVIDA APESAR DOS FRACASSOS DA HUMANIDADE , CADA MESTRE QUE TEM VINDO À TERRA TEM PROMETIDO REGRESSAR NUM MOMENTO MAIS AUSPICIOSO , JÁ QUE OS FRACASSOS E DEBILIDADES DE UMA VIDA , PODEM ALAVANCAR UMA ASPIRAÇÃO EM UMA VIDA FUTURA. O MESMO RICHARD WAGNER ( 1.813-1.883) DECLARO QUE :

" ELSA ELEVAR-SE-Á ATÉ LOHENGRIN COM O TEMPO E POR MEIO DO RENASCIMENTO " .

ANO PÓS ANO , DURANTE O SOLSTÍCIO DE INVERNO , ENQUANTO A LUZ E AMOR DE CRISTO DERRAMA-SE NA TERRA , O PLANETA ESTÁ SENDO PURIFICADO E UNGIDO COM AMOR. SEUS RITMOS SERÃO ACELERADOS A TAL PONTO QUE O HOMEM NÃO VOLTARÁ A ODIAR SEU PRÓXIMO NEM A DESTRUIÇÃO PELA GUERRA EXISTIRÁ.

VIRÁ UM DIA ALEGRE QUANDO NÃO MAIS HAVERÁ DIVISÕES ENTRE NAÇÕES E RAÇAS , MAS SIM A UNIDADE DE UMA EXTENSA IRMANDADE. ENTÃO NÃO EXISTIRÃO A DOR CAUSADA PELA SEPARAÇÃO , A QUE CHAMAMOS DE "MORTE" , NEM MAIS PESAR OU ENFERMIDADES ; PORQUE COMO DISSE JOÃO EM SUAS VISÕES , AS COISAS CITADAS NÃO MAIS EXISTIRÃO. ESTE SERÁ UM NOVO DIA QUE IRÁ PREFACIAR A SEGUNDA VINDA DE CRISTO.

HOSTES DE ANJOS DESCEM À TERRA NO PERÍODO DE NATAL CANTANDO UMA MÚSICA DE AMOR E PAZ. A NOTA CHAVE DESTE PLANETA ESTARÁ EM TOM COM O LEMA DO NATAL ; "GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS E PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE ". ENQUANTO INUNDAM OS ÉTERES DA TERRA CADA ANO COM SUA CANÇÃO , A MARAVILHA DA COMPLACÊNCIA DE CRISTO APROXIMA-SE DE SUA CULMINAÇÃO E MESCLADO COM A MAGIA DA COR E MÚSICA DE FELICIDADE , RESSOA O SEU PRÓPRIO CANTO :

" TENHO VINDO PARA QUE POSSAM TER VIDA . E TÊ-LA MAIS ABUNDANTEMENTE "

fraternidade rosacruz - centro de santo andré

E-mail: rosacruzandre@ig.com.br