Make your own free website on Tripod.com

 

SOBRE OS ESSÊNIOS

&

MAX HEINDEL , NO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS , NOS INFORMA QUE JESUS FOI EDUCADO PELOS ESSÊNIOS , E QUE ESTES CONSTITUIRAM UMA TERCEIRA SEITA NA PALESTINA , ALÉM DAS DUAS MENCIONADAS NO NOVO TESTAMENTO ; OS FARISEUS E OS SADUCEUS. OS ESSÊNIOS FORMAVAM UMA ORDEM EXTREMAMENTE DEVOTA , MUITO DIFERENTE DA DOS SADUCEUS MATERIALISTAS , E COMPLETAMENTE OPOSTA AOS HIPÓCRITAS E VAIDOSOS FARISEUS. EVITAVAM TODA MENÇÃO DE SI , DE SEUS MÉTODOS DE ESTUDO E DE SEU CULTO.

A ESTA ÚLTIMA PARTICULARIDADE DEVE-SE O FATO DE NADA SE SABER DELES , NEM SEREM MENCIONADOS NO NOVO TESTAMENTO. ( CRC PÁGINA 339 ) .

NO ANO DE 1923 , O HÚNGARO EDMOND SZEKELY OBTEVE PERMISSÃO PARA PESQUISAR OS ARQUIVOS DA BIBLIOTECA DO VATICANO , E QUAL NÃO FOI SUA SURPRESA AO TRADUZIR UMA OBRA ANTIQUISSIMA ( PRIMEIRO SÉCULO D.C.) CHAMADA DE O EVANGELHO ESSÊNIO DA PAZ QUE FALAVA SOBRE OS ESSÊNIOS E SUAS CARACTERISTICAS.

ESTE LIVRO ACHA-SE TRADUZIDO EM VÁRIOS IDIOMAS ; INCLUSIVE O PORTUGUÊS.

ANTERIORMENTE ( EM 1880 ) O INGLÊS GIDEON OUSELEY , TRADUZIU DO ARAMAICO ( A LÍNGUA QUE JESUS FALAVA ) UM MANUSCRITO SOBRE OS ESSÊNIOS CHAMADO O EVANGELHO DOS DOZE SANTOS.

EM AMBAS OBRAS , FICAMOS SABENDO VÁRIOS DETALHES SOBRE A COMUNIDADE DOS ESSÊNIOS :

QUE ELES VEGETARIANOS , USAVAM UM CALENDÁRIO SOLAR ( OS JUDEUS UTILIZAVAM CALENDARIO LUNAR , ALUSÃO À JEOVÁ , DEUS DE RAÇA ! ) DE 364 DIAS , TINHAM UM ENORME RESPEITO PELA NATUREZA E CUIDAVAM DE HORTAS E POMARES IRRIGADOS PELAS ÁGUAS DAS CHUVAS QUE ERAM RECOLHIDAS EM CISTERNAS.

OS ESSÊNIOS – SEGUNDO ESTAS OBRAS – VESTIAM-SE DE BRANCO , PRATICAVAM A ORAÇÃO CONSTANTEMENTE E ACREDITAVAM NAS LEIS DO RENASCIMENTO E CONSEQUÊNCIA.

AS SUAS TAREFAS ERAM DISTRIBUIDAS CRITERIOSAMENTE : PLANTAR , IRRIGAR , COLHER , E VISITAR PESSOAS ENFERMAS.

ANTES E APÓS SUAS REFEIÇÕES – AS QUAIS ERAM REALIZADAS EM COMPLETO SILÊNCIO – ORAVAM E AGRADECIAM A DEUS O ALIMENTO VINDO DA TERRA, A QUE CONSIDERAVAM COMO ALGO VIVO.

PREGAVAM UMA VIDA HUMILDE , PROIBIAM O DIVÓRCIO E INVOCAVAM A DEUS COMO UM PAI CELESTIAL. AFIRMAVAM QUE OS VÍCIOS TRAZIAM MUITOS PREJUÍZOS À SAÚDE E QUE A MATANÇA DE ANIMAIS - MESMO PARA A ALIMENTAÇÃO - É CONDENÁVEL.

APREGOAVAM QUE DEVEMOS SER PACÍFICOS , TOLERANTES E CARIDOSOS AOS NOSSOS SEMELHANTES.

MAX HEINDEL - UM INICIADO DE QUARTO GRAU - POSSUIA A FACULDADE DE INVESTIGAR NA MEMÓRIA DA NATUREZA , E AS INFORMAÇÕES QUE NOS DEIXOU NO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS , ESTÃO PERFEITAMENTE DE ACORDO COM AS RECENTES DESCOBERTAS SOBRE OS ESSÊNIOS.

Fraternidade Rosacruz - Centro de Santo André

E-mail: rosacruzandre@ig.com.br