Make your own free website on Tripod.com

LUNAÇÕES E ECLIPSES

 

 

R ¡ m ¢ £ l

A LUA , SATÉLITE Da TERRA , É O MAIS MIGRATÓRIO E RÁPIDO CORPO NOS CÉUS. É UMA LUMINÁRIA , MAS NÃO BRILHA COM LUZ PRÓPRIA; SIMPLESMENTE REFLETE OS RAIOS DA GRANDE ESTRELA DO DIA ; O SOL ¤ .

A LUA NOVA CONSTITUI-SE NUMA CONJUNÇÃO ENTRE O SOL E A LUA ; OU SEJA , ELES ESTÃO NO MESMO GRAU/ SIGNO. O GLOBO LUNAR É ENTÃO VISTO COMO UM FINO CRESCENTE NO CÉU OCIDENTAL AO PÔR DO SOL , PERTO DO HORIZONTE .

( SUGERIMOS LER A OBRA "INICIAÇÃO ANTIGA E MODERNA" – PARTE REFERENTE AO TABERNÁCULO NO DESERTO ) .

TODAS AS NOITES – POR DUAS SEMANAS – A SUPERFÍCIE ILUMINADA AUMENTA ATÉ CHEGAR A LUA CHEIA , QUE É UMA OPOSIÇÃO ENTRE O SOL E A LUA , OU SEJA , ESTES ASTROS ESTÃO EM SIGNO/GRAU EM SIGNOS ZODIACAIS OPOSTOS. DEPOIS A SUA LUZ DIMINUI POR DUAS SEMANAS ATÉ ENCONTRAR NOVAMENTE O SOL NA PRÓXIMA CONJUNÇÃO ( LUA NOVA).

AS QUATRO FASES DA LUA SÃO PONTOS DETERMINANTES NAS SUBIDAS E DESCIDAS DAS ÀGUAS NA TERRA , NO RÍTMICO FLUXO E REFLUXO QUE CHAMAMOS DE MARÉ.

A LUA CHEIA É A MARÉ ALTA NOS ASSUNTOS HUMANOS , FORÇAS PODEROSAS PARA VIGOROSOS ESFORÇOS NO EXTERIOR.

A LUA NOVA OU MARÉ BAIXA CONSTITUI-SE NA ASSIMILAÇÃO , PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO PARA A AÇÃO.

AS FASES DA LUA E SEU MOVIMENTO PELOS SIGNOS ZODIACAIS SÃO MUITO IMPORTANTES NO ESTUDO ASTROLÓGICO , TANTO EM PROGRESSÕES COMO EM TRÂNSITOS. PARA UM ESTUDO MAIS PROFUNDO , REMETEMOS NOSSOS ESTIMADOS LEITORES À OBRA "A MENSAGEM DAS ESTRELAS "DE MAX HEINDEL , CAPÍTULO REFERENTE A DIREÇÕES LUNARES PROGREDIDAS .

ECLIPSES OCORREM QUANDO O SOL E A LUA ESTÃO PRÓXIMOS DA MESMA DECLINAÇÃO OU EQUIDISTANTES DO EQUADOR CELESTE. HÁ DOIS TIPOS DE ECLIPSES: TOTAL E PARCIAL.

O ECLIPSE SOLAR É CAUSADO PELA INTERPOSIÇÃO DA LUA ENTRE A TERRA E O SOL NA LUA NOVA (CONJUNÇÃO) , EMBORA NEM TODA A LUNAÇÃO SEJA UM ECLIPSE.

O ECLIPSE LUNAR É CAUSADO PELA LUA PASSANDO ATRAVÉS DA SOMBRA DA TERRA.

QUANDO VISÍVEL , O ECLIPSE TOTAL DO SOL CAUSA GERALMENTE PÂNICO NOS CORAÇÕES DAS PESSOAS MENOS ESPIRITUALIZADAS, DEVIDO A ESCURIDÃO PRODUZIDA.

O NÚMERO DE ECLIPSES NUM ANO NÃO PODE SER MENOR QUE DOIS , NEM MAIS DO QUE SETE; O USUAL CONSTITUI-SE EM QUATRO. ( VEJA "ASTROLOGIA CIENTÍFICA E SIMPLIFICADA " ) .

O PERÍODO SINÓDICO DAS LUNAÇÕES É DE 19 ANOS , CORRESPONDENTE A UM CICLO DE NODOS LUNARES DE 19 ANOS. ISTO FAZ COM QUE A PREVISÃO DE FUTUROS ECLIPSES SEJA MUITO SIMPLES :

EXEMPLO : HOUVE UM ECLIPSE LUNAR TOTAL EM 14 DE JUNHO DE 1.946 EM SAGITÁRIO f 23:04. NAS EFEMÉRIDES PARA 1.965 , 1.946 , 1.927 , 1.908 E 1.889 , EM 13/14 DE JUNHO , O ESTUDANTE IRÁ ENCONTRAR UM ECLIPSE TOTAL DA LUA EM SAGITÁRIO f , POR VOLTA DO GRAU 23 , E ASSIM A CADA 19 ANOS.

ENTÃO , PODEMOS SABER QUE O MESMO ACONTECEU EM JUNHO DE 1.984 E IRÁ ACONTECER EM JUNHO DE 2.003 , ETC.

HOUVE UM ECLIPSE PARCIAL DO SOL EM 29 DE JUNHO DE 1.946 EM CÂNCER a 06:30.

O MESMO ACONTECEU E IRÁ ACONTECER COMO NO EXEMPLO ACIMA.

OS EFEITOS DOS ASPECTOS PROGREDIDOS NOS PLANETAS NATAIS É AMPLIADO SE UM ECLIPSE CAI NA MESMA POSIÇÃO , E GRANDEMENTE AMPLIADO SE O ECLIPSE É TOTAL. A INTERPRETAÇÃO DAS LUNAÇÕES E ECLIPSES NA CARTA NATAL ( HORÓSCOPO) , REQUER COMBINAÇÕES DOS ATRIBUTOS DA CASA EM QUE OCORREM , O REGENTE DA CASA , QUE PLANETA O REGENTE DA CASA ASPECTA.

TUDO ISTO PARA QUE POSSAMOS EVOLUIR ESPIRITUALMENTE.

fraternidade rosacruz

centro de santo andré

e-mail: rosacruzandre@ig.com.br