Make your own free website on Tripod.com

DEZ MANDAMENTOS ROSACRUZES

 

 

 

PRIMEIRO : CUIDA DE TEUS PENSAMENTOS.

Os pensamentos são forças. Constituem a força, a função dinâmica e ao mesmo tempo os elementos que são forças constitutivas da mente. Trata de que seja sempre claros, precisos, definidos, sãos, em propósitos, voltados a ideais cada vez mais elevados porquanto hão de determinar o curso da tua vida.

 

SEGUNDO: CUIDA DE TUA MENTE.

Trata de que tua mente seja tranqüila, plena de idéias, anseios e pensamentos edificantes, guiando sempre teus atos com uma vontade determinada para fazer o bem. Alimenta tua mente com propósitos, anelos dignos e belos pensamentos. Isto significa um constante saneamento moral e filosófico de teu ser, mediante a poderosa influência da sabedoria, o alimento divino do ser.

 

TERCEIRO: VIGIA TEU CORPO.

Nunca deixes seu corpo comportar-se impulsivamente, à mercê dos instintos, como se fosse um animal. Um corpo são, forma uma base e uma condição apropriada para uma mente sã. Portanto, sê moderado, não exagerando em tua alimentação , nem em teus atos e esforços de vida diária. Uma vida pura gera sentimentos elevados e pensamentos dignificantes.

 

QUARTO: ASPIRA A APERFEIÇOAR-TE.

Transformar-se é viver. Modifica teus hábitos errôneos cultiva costumes sadios, liberta-te das influências estranhas que te escravizam ao passado.

QUINTO: CUMPRE TEU DEVER.

Todo direito tem sua contraparte em um dever. Tudo o que dignifica é uma necessidade. Sê leal em todas as circunstâncias e trata de servir incessantemente aos demais. Comportar-te sempre com nobreza de propósitos, não importando como te qualifiquem os ignorantes e os invejosos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEXTO : PROCURA SER EXEMPLO DE GRANDEZA.

O êxito na vida é uma necessidade . Não deves fracassar. Todos os teus esforços devem servir de motivos suficientes e eficientes e converte-se em realidades. Assim, serás um filho digno além de um homem merecedor da amizade e confiança dos demais.

SÉTIMO : RESPEITA TEU PRÓXIMO.

Sê tolerante com as crenças de teus semelhantes, pois elas são e representam o resultado de suas realizações culturais e estados de consciência. Deves reconhecer os méritos alheios, rendendo tributos a suas boas qualidades.

 

OITAVO: ESTUDA.

O estudo orienta a vida do homem, ajudando-o a emancipar-se dos grilhões da ignorância, vaidade e ódio.

 

 

NONO : FOGE DO ÓCIO.

Evita toda condição de passividade. Descarta toda divagação mental, palavras sem sentido ou atos indignificantes. Assim, evitarás contrair vícios e cometer desatinos, fontes de misérias e dores.

DÉCIMO: CULTIVA BONS DESEJOS.

Os bons desejos são propulsores da vida. Mas, cuida que não te arrastem. Conduze-os tu, fazendo que sirvam teus melhores pensamentos, nunca se manifestando sem a direção de uma vontade firme.

 

Colaboração da Fraternidade Rosacruz

Centro de Santo André

E-mail: rosacruzandre@ig.com.br

 

VOLTAR